5 Coisas que você deve saber antes de comprar um imóvel

Comprar a casa própria é o maior desejo de milhões de brasileiros. Afinal de contas, ter um imóvel e sair do aluguel tende a oferecer segurança e tranquilidade ao proprietário.
Antes de sair comprando o primeiro imóvel que aparecer pela frente, no entanto, é fundamental que o comprador mantenha um bom planejamento financeiro e atente-se a uma série de detalhes que, se não considerados, podem resultar em grandes erros e até mesmo estragar o sonho da casa própria.


Quem é o proprietário:

Você deve saber quem detêm a propriedade do imóvel, verificando junto ao Cartório a Certidão de Registro do Imóvel Atualizada.
Essa Certidão pode ser retirada por qualquer pessoa, desde que esta tenha a localização do imóvel. A taxa para obter a certidão é de R$ 50,00 a R$ 100,00, varia de acordo com o cartório. Podendo, também ser expedida online, através do site www.registradores.org.br.


Pesquisar sobre dívidas do imóvel:

Verifique se o imóvel não tem dívidas atrasadas, como contas de consumo ou impostos. Mesmo que isso seja de responsabilidade do vendedor, pode lhe causar transtorno e complicações para quitar essas dívidas e reaver o valor desembolsado. Exemplo: IPTU – Pode ser retirada certidão negativa de dívidas de IPTU junto à Prefeitura. Essa certidão em São Paulo e Curitiba é emitida online, gratuitamente e imediata. Em outros Estados deve-se verificar a implementação online, ou solicitar direto na Prefeitura.


Pagamento do ITBI:

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis é de responsabilidade do comprador pagar no ato da transferência o referido imposto. A porcentagem em São Paulo é de 3% sobre o valor do imóvel, e em Curitiba chega a 2,7%. Em outros Estados essa porcentagem pode variar.


Formalize as decisões em e-mails, mensagens e contrato:

Depois de iniciada uma negociação e antes da etapa de assinatura de contratos, aproveite para formalizar o que foi combinado verbalmente.
Isso reduz ou elimina a discussão do tipo “eu disse, você disse” – e evita a oportunidade perdida ou o dano sofrido pela má condução das negociações.
Isso tem três objetivos:
1) ajudar a construir seu relacionamento (todo mundo gosta de uma carta de agradecimento);
2) oferecer ao assessor a chance de corrigir algum erro dele ou uma falta de compreensão das duas partes;
3) confirmar o teor da negociação verbal, evitando o “esquecimento” de algum detalhe no futuro.


Procure orientação com um especialista:

A ajuda de um especialista é sempre bem-vinda, pois ele se atém aos detalhes. Além do mais, ao adquirir um bem de grande valia é necessário todo cuidado. Profissional este que fará o contrato de compra e venda, calculará o imposto, fará pesquisas sobre as dívidas do imóvel, pesquisas de processos judiciais e auxiliará em toda a negociação da compra.


Fique atento aos seus direitos, e qualquer dúvida entre em contato!