COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS NA PLANTA?

Comprar um imóvel na planta é comprar a promessa de que construirão um imóvel com o dinheiro que você e os demais compradores estão dando. Em linhas gerais, quando se compra um imóvel na planta, você está financiando parte da construção do empreendimento. Por isso, é importante que o interessado na compra pesquise a fundo sobre a construtora e incorporadora responsáveis pelo imóvel. Procon, Proteste, Ibedec e Reclame Aqui podem demonstrar o feedback de outros compradores e como a empresa contornou as insatisfações apresentadas. Uma ação preventiva fundamental é a verificação dos seguintes documentos: alvará de execução emitido pela prefeitura do município e certidão de matrícula do terreno.

No momento em que se decide fechar negócio com a incorporadora, é necessário estar preparado para negociar os valores e a forma de pagamento (cheque, boleto ou nota promissória). Em uma próxima visita, já com a devida documentação em mãos, o interessado na compra preenche uma ficha cadastral e a incorporadora realiza uma pré-análise de crédito para checar se o indivíduo possui condições de efetuar o pagamento e seu perfil financeiro se enquadra no valor pleiteado.

Um detalhe importante sobre o financiamento de imóveis na planta diz respeito ao fato de que você não deve apenas pagar o financiamento, mas também a construção. Isso significa que, ao decidir comprar um empreendimento, você assina um contrato com a construtora ou incorporadora.

Durante até 36 meses, paga-se uma parcela mensal para financiar a realização das obras. Quando tudo estiver concluído, você precisará procurar um banco ou instituição financeira que conceda um financiamento em relação ao valor do imóvel na planta em si. Dependendo das condições, esse valor pode ser maior ou menor do que o divulgado inicialmente, devido à valorização ou desvalorização do empreendimento.


QUAIS DOCUMENTOS DEVEM SER APRESENTADOS?

Normalmente, há dois tipos de documentos que devem ser apresentados: os seus, como comprador, e os do empreendimento. Quanto ao empreendimento, é preciso apresentar o alvará concedido pelo município para a realização do projeto, licenças ambientais e declarações de viabilidade das autoridades competentes.

Também é preciso fornecer informações sobre a qualificação da construtora e da infraestrutura do empreendimento. Já em relação aos seus documentos, é preciso apresentar os necessários para financiamentos em geral, como RG e CPF, certidão de casamento ou de nascimento, comprovantes de renda dos últimos três meses, última declaração de Imposto de Renda completa e extrato bancário. No caso específico do imóvel na planta, também é preciso apresentar o contrato assinado com a incorporadora e o Memorial Descritivo.


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